segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Releitura Mona Lisa

Introdução:
Mona Lisa é uma das mais populares pinturas do artista renascentista Leonardo da Vinci. Também conhecida como Gioconda, foi retratada por Da Vinci entre os anos de 1503 e 1506. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e esta exposta no Museu do Louvre em Paris.

Quem foi Mona Lisa:

Existe um grande mistério, mesmo entre a comunidade que estuda a História da Arte, sobre quem foi a mulher retratada nesta pintura. Existem algumas hipóteses. Poderia ser uma imagem idealizada de mulher, pintada pelo artista. Outra hipótese é que seria um auto-retrato de Leonardo da Vinci, vestido de mulher.

Porém, a hipótese mais aceita no momento, defende que Mona Lisa era Lisa Del Giocondo, esposa do rico comerciante italiano Francesco del Giocondo. 

Características principais da obra:

Mona Lisa destaca-se pela estética, técnicas e recursos artísticos utilizados. O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura. 

Da Vinci buscou também retratar uma harmonia entre a humanidade e a natureza. Isto é observado na harmonia existente entre Mona Lisa e a paisagem de fundo.

Os conhecimentos matemáticos também foram usados na confecção da obra, onde o pintor buscou atingir a perfeição e o equilíbrio.

Nesta obra Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz numa pintura. Leonardo da Vinci é considerado o criador desta técnica.

Leia Mais em: Sua Pesquisa e Brasil Escola

Atividade:
Para dar continuidade aos estudos sobre o Período Renascentista a professora elaborou uma atividade para os estudos específicos da grandiosa obra Mona Lisa. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a obra, suas características e também as técnicas utilizadas por Leonardo da Vinci. Através de todas as análises da obra em estudo, os alunos tiveram a oportunidade de criarem sua própria releitura "modernizada" de Mona Lisa. Assim, como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. 
Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração.

Turmas:
1ª Série 01, 02 e 03 do Ensino Médio

Professora:
Daiana

Disciplina:
Arte

Registro da Exposição das Releituras:
(Clique na Imagem para Ampliar)















0 comentários:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sobre o assunto!