sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Releitura de Obras Renascentistas

Introdução:
No fim da Idade Média, o comércio desenvolveu-se na Itália, beneficiada por sua situação geográfica, às margens do Mediterrâneo. Surge a burguesia, que, com dinheiro, patrocinar as artes. O interesse é pela produção da antiguidade clássica, pelas tradições grega e romana. É esse o contexto do período conhecido como renascimento.

Como diz a origem da palavra, o movimento renascentista fez ressurgir o interesse da Europa pela cultura e pelos valores da Antiguidade clássica.

Textos latinos e gregos foram revisitados, e o homem renascentista deparou-se com o ideal do humanismo. Essa corrente de pensamento colocava o homem como centro do universo (antropocentrismo), em oposição à cultura medieval, teocêntrica.

Os humanistas davam muita importância ao ser humano e ao natural, contrariando a visão medieval que glorificava o divino e o extraterreno. Com isso, os intelectuais passaram a questionar a autoridade da Igreja e atribuíram maior importância ao ser humano e à razão.

Entre os principais artistas deste período, podemos citar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello, Botticelli, entre outros.

As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:

- Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
- Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos;
- Valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e sociais;
- Valorização e interesse por vários aspectos culturais e científicos (literatura, artes plásticas, pesquisas científicas).
- Humanismo: conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc).

Comparação entre o Renascimento e a Idade Média:


Atividade:
Para compreender e conhecer mais a fundo as obras criadas no Período Renascentista a Professora elaborou uma atividade de reconstrução, uma releitura de obras. Onde o aluno deveria primeiramente conhecer a obra, analisá-la e então representá-la através de fotos. O material foi produzido pelos alunos e orientado pela professora, que fez exposição das fotos retratando as obras renascentistas.

Turmas:
1ª Série 01, 02 e 03 do Ensino Médio

Professora:
Daiana

Disciplina:
Arte

Confira o Registro da Exposição das Atividades:
(Clique na Imagem para Ampliar)















0 comentários:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sobre o assunto!